O Gesso e as suas múltiplas funções

 

Leve, bonito e versátil. Estamos falando do gesso!

Este material, de fácil preparo, é amplamente empregado na construção civil e na arquitetura de interiores, principalmente, pelo seu valor competitivo, quando comparado a outras soluções disponíveis no mercado.

Na arquitetura de interiores pode ser aplicado em diversos ambientes, desde residenciais, comerciais e corporativos, como revestimentos, teto, paredes e até mesmo elementos de decoração. O gesso é uma excelente alternativa quando se busca uma solução eficiente para melhorar o isolamento térmico e acústico dos ambientes. Seu ponto fraco, porém, é a pouca resistência à impactos.

Já na construção civil são utilizados, basicamente, dois tipos: o gesso comum, geralmente empregado em forros e paredes internas, e o acartonado, também conhecido como drywall. Este trata-se de um sistema construtivo que combina aço galvanizado com placas de gesso, utilizado em paredes internas, forros e armários embutidos. O sistema drywall permite soluções criativas como, por exemplo, curvas e recortes para iluminação embutida.

Confira alguns ambientes onde a utilização do gesso transformou a estética e a personalidade do espaço.