Como decorar ambientes pequenos

Seguindo uma tendência característica das grandes metrópoles, muitas construtoras têm lançado imóveis mais compactos pensando em um nicho de mercado bem específico, que prioriza mobilidade em vez de espaço. Apartamentos com 30, 40 ou, no máximo, 50 metros quadrados que, assim como os de proporções maiores, merecem uma decoração e ambientação capazes de promover o aconchego e a praticidade. Para isso, mais do que truques, é necessário boas ideias e soluções efetivas de organização, tendo como ponto de partida o planejamento!

A integração de ambientes tem sido uma saída para ganhar espaço, aparecendo em cozinhas americanas ou salas de jantar e de televisão integradas. Também se utilizam espelhos em locais estratégicos, como atrás de uma mesa de jantar ou da cama, para dar sensação de amplitude. Em algumas situações, a percepção é de o espaço dobrou de tamanho.

Na hora da marcenaria, uma boa solução são os móveis sob medida, pois se adequam às necessidades do morador com o máximo de aproveitamento dos espaços. Quanto ao sistema de abertura, as portas de correr, que deslizam próximas ao móvel e economizam uma área de passagem são mais indicadas do que as tradicionais de abrir. Também vale apostar em móveis e acessórios que se transformam para oferecer outras funções, como por exemplo, um sofá que se transforma em cama, uma mesa de centro com abertura para um puff, um varal retrátil para a área de serviço.

Quanto a paleta de cores, o ideal é investir em uma base neutra, com tonalidades como o branco e o bege, que podem ser utilizadas em conjunto com complementos de outras mais ousadas. Essa dica é valiosa para, no caso de enjoar das cores do ambiente, ter que mudar apenas os acessórios e não reformar todo o espaço.

Já no quesito iluminação, a luz natural ainda é a melhor opção. As janelas são grandes aliadas para quem quer aproveitar melhor os espaços, pois, além de valorizarem a luz natural, integram a morada à paisagem exterior. Já quando se fala em iluminação artificial, as lâmpadas brancas devem ser evitadas em ambientes sociais por não imprimirem a sensação de aconchego ao espaço.

E, para finalizar, a dica fundamental é: quem quer decorar ambientes pequenos precisa saber desapegar. Às vezes, o velho só irá ocupar espaço em sua casa. Pense nisso!