Resgate de memórias com o Provençal

O Provençal, estilo que marcou os séculos passados nas cortes francesas e que vem se destacando no décor atual, inspira ambientes com diversos acabamentos nobres e grande refinamento estético.

A sua origem é simples, datada do final dos anos 1700, tendo como protagonistas os camponeses que adaptavam a decoração da moda com os recursos, materiais e técnicas que tinham em mãos, imitando as casas da corte, porém com uma aparência mais desgastada.

O estilo Provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados. É caracterizado pelo fino acabamento e linhas com curvas sinuosas, apresentando detalhes entalhados e apliques em madeira, principalmente em formas de conchas. Quanto a estampas e cores, sugere motivos florais e listras, em tons pastéis e suaves, como o azul, verde, lilás e rosa, que podem estar presentes nos tapetes, louças, tecidos e papéis de parede complementando, assim, todo o romantismo e estilo do charme francês.

O mais bacana é que o estilo Provençal pode ser aplicado em todos os cômodos da casa, uma vez que apresenta vários elementos que o caracterizam e que podem facilmente ser incorporados aos ambientes.