Surpreenda-se com o Design Escandinavo

A Escandinávia é uma região ao norte da Europa, que compreende os chamados países nórdicos, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, internacionalmente conhecidos pelo seu clima frio, com temperaturas baixíssimas.  Talvez a sua condição climática tenha estimulado a construção de uma cultura típica regional, capaz de transformar as casas em verdadeiros ninhos, com muito aconchego e conforto para morar e bem receber.

O Design Escandinavo apresenta características bem distintas: aconchegante e encantador, tradicional e contemporâneo, simples e sofisticado. Dualidades desafiadoras que se apresentam como uma tendência que vem encantando arquitetos e decoradores pelo mundo inteiro, se tornando, inclusive, uma referência mundial de decoração e estilo de vida.

A decoração no estilo escandinavo apresenta conceito minimalista, caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade. Em resumo, um ambiente que só de olhar, já nos parece ser muito aconchegante e agradável.

As composições são feitas utilizando-se de elementos clássicos e elegantes, como a madeira, presente em sofás, mesas, camas, poltronas e armários. A estética aconchegante é refletida no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos. Para quebrar a predominância do branco nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas nada de vibrante, sempre tons neutros e clássicos, como o cinza e o nude, ou as simpáticas candy colors.

Todos esses detalhes são estratégicos para a composição de cenários inspiradores, como quadros com molduras em tom contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas e livros. É a combinação que une elementos clássicos e tradicionais com itens modernos. Uma harmonização arriscada, mas que é muito bem executada dentro deste estilo.