Vintage ou Retrô? Entenda a diferença destes 2 estilos

Com certeza você já ouviu muito os termos Vintage e Retrô, não é mesmo? E você sabe a diferença entre um e outro? Realmente muitas pessoas se confundem, por isso, vamos tentar esclarecer um pouquinho os dois estilos.

Primeiramente vale a pena enfatizar que tanto o estilo Vintage quanto o Retrô são bem conhecidos e abrangem o universo da arquitetura, da moda e do design.

Vintage vem do inglês “vint” – safra do vinho e “age” – idade, fazendo uma referência relacionada aos vinhos, sendo que quanto mais o tempo passa mais valiosos se tornam os elementos. Este estilo resgata ítens das décadas de 20 a 60 e geralmente suas peças são de alto valor por serem originais da época.

Na decoração Vintage os objetos, móveis e peças do mobiliário, como porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos e embalagens são originais da época, podendo ser encontrados ou garimpados em antiquários ou lojas do gênero.

Já o Retrô é uma releitura das décadas anteriores, com peças normalmente mais caras que as da atualidade, porém mais acessíveis que as Vintage por serem produzidas pela indústria atual. Na decoração Retrô são utilizados objetos, na grande maioria, inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80, ou então, peças originais desta época que estejam em bom estado de conservação.

Muitos acreditam que o Retrô surgiu inspirado no Vintage, mas isso não corresponde à verdade, uma vez que possuem características opostas, sendo o Vintage sóbrio, enquanto que o Retrô é lúdico.